Porto Alegre - A sequência de alagamentos deve trazer graves prejuízos para a agricultura de Santa Catarina, segundo especialistas. O litoral catarinense, atingido pelas enchentes, concentra lavouras de arroz, banana, mandioca e fumo, ressalta o técnico do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) Júlio Rodigheri. Santa Catarina é o segundo produtor nacional de arroz e o primeiro de banana.
Em Timbé do Sul, no extremo sul, foram 309 milímetros de chuva no prazo de 48 horas, entre sexta-feira e domingo. A Epagri, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, ainda não tem um levantamento do efeito do clima sobre as principais culturas. O litoral sul de Santa Catarina responde por 59% do arroz, 7% da banana, 25% do fumo e 33% da mandioca produzidos no estado.
Com as chuvas de novembro, a Epagri havia calculado as perdas para a safra estadual de arroz em 8%. Em compensação, as chuvas deste fim de semana melhoraram a situação na região Oeste do estado. O Oeste catarinense é importante na produção de grãos, especialmente soja e milho. A região havia sofrido com o início de uma estiagem, diz Rodigheri, e a chuva aliviou as preocupações dos agricultores de vários municípios.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião