Porto Alegre - A sequência de alagamentos deve trazer graves prejuízos para a agricultura de Santa Catarina, segundo especialistas. O litoral catarinense, atingido pelas enchentes, concentra lavouras de arroz, banana, mandioca e fumo, ressalta o técnico do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) Júlio Rodigheri. Santa Catarina é o segundo produtor nacional de arroz e o primeiro de banana.

CARREGANDO :)

Em Timbé do Sul, no extremo sul, foram 309 milímetros de chuva no prazo de 48 horas, entre sexta-feira e domingo. A Epagri, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, ainda não tem um levantamento do efeito do clima sobre as principais culturas. O litoral sul de Santa Catarina responde por 59% do arroz, 7% da banana, 25% do fumo e 33% da mandioca produzidos no estado.

Com as chuvas de novembro, a Epagri havia calculado as perdas para a safra estadual de arroz em 8%. Em compensação, as chuvas deste fim de semana melhoraram a situação na região Oeste do estado. O Oeste catarinense é importante na produção de grãos, especialmente soja e milho. A região havia sofrido com o início de uma estiagem, diz Rodigheri, e a chuva aliviou as preocupações dos agricultores de vários municípios.

Publicidade