Neste final de ano, as notícias para os usuários de estradas no Paraná não são as melhores. Além do anúncio por parte do governo federal, de que serão instaladas novas praças de pedágio em três trechos das BRs 116 e 376 em 2007, já está chegando a data de mais um reajuste nos valores das tarifas.
Como em todos os anos, é a partir de 1.º de dezembro que os valores são corrigidos. Bem na época em que começa a temporada de calor e de férias.
A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias - seção Paraná (ABCR-PR) vai divulgar os novos valores somente na próxima semana. O reajuste aplicado em dezembro de 2005 ficou em torno de 8%.
Parecer
Após a divulgação dos novos valores para os pedágios no Paraná, o Departamento de Estradas de Rodagem Estadual (DER-PR) deve analisar as tarifas e dar seu parecer. O prazo é de cinco dias.
O DER-PR comunicou, nesta quinta-feira (9), que se pronunciará sobre os reajustes somente depois de receber as planilhas de todas as empresas concessionárias de estradas no Paraná.
"Apavorados"
Comerciantes do litoral paranaense se dizem "apavorados" com a perspectiva da instalação de mais duas praças de pedágio nas estradas que levam às praias.
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Paranaense (Sindilitoral) afirma, em comunicado à imprensa, que "pior noticia do que essa em final de ano não há".
A diretoria do Sindilitoral vai se reunir com os associados nesta sexta-feira (10), à tarde, em Matinhos, para discutir o assunto.
O sindicato pretende elaborar um documento a ser encaminhado para o presidente Lula.