Brasília Os partidos da base aliada se articulam para formalizar ainda nesta semana o apoio à reeleição do presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), candidatura que tem apoio de setores do PSDB e PFL.
"Temos que resolver isso essa semana, porque semana que vem não tem mais ninguém aqui. E o Aldo tem que estar legitimado para percorrer os estados em janeiro. Esse ato é para dar uma energizada e fazer deslanchar a candidatura do presidente. Ele agrega tanto na base quando na oposição. É o ponto de equilibrio dessa coalizão", defendeu Casagrande.
Ex-líder do PSB e um dos articuladores da reeleição de Aldo, o deputado e senador eleito Renato Casagrande (ES) vai definir hoje o formato do ato. Junto com Casagrande, neste movimento, estão o primeiro secretário Inocêncio de Oliveira (PL-PE) e o corregedor Ciro Nogueira (PP-PI).
Além do "baixo clero", os dois podem garantir o apoio do PP e o PL. O PMDB, embora deva escolher hoje um candidato ao cargo, poderá compor com Aldo, o que não faria com Chinaglia. Tucanos e pefelistas também têm simpatia pela reeleição de Aldo.
Rebelo tem evitado assumir a candidatura à reeleição. "Minha candidatura não foi apresentada, nem por mim nem por meu partido. O meu partido não tem projeto partidário e eu não tenho um projeto pessoal. A Presidência da Câmara, ou é um projeto, se possível, de toda instituição, ou pelo menos um projeto que seja amplamente majoritário dentro da Casa", argumenta.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora