Em seu programa eleitoral na televisão e também no debate com o atual prefeito Gustavo Fruet (PDT) realizado pela Gazeta do Povo na segunda-feira (12), Rafael Greca afirmou, em uma de suas críticas à atual gestão, que o Jardim Botânico de Curitiba está sem iluminação. Na noite de terça-feira (13), a reportagem esteve no parque e confirmou que o local está sem iluminação adequada.
Segundo informações da prefeitura, enviadas por meio de nota, uma parte do Jardim Botânico está sem iluminação por conta do furto da fiação elétrica, o que danificou os sistemas da estufa e do velódromo. De acordo com o Executivo, a licitação para os reparos foi concluída e o contrato foi assinado esta semana. “A ordem de serviço será assinada em breve”, diz o texto.
Ainda de acordo com as informações enviadas pela prefeitura, o projeto licitado prevê a reformulação dos sistemas de iluminação do parque, com o objetivo de evitar o vandalismo e o roubo de cabos.
“Os cabos serão enterrados em maior profundidade, e terão um selo de concreto; a estufa terá uma cabine para proteção da parte eletrônica e serão instaladas novas luminárias de LED na pista de caminhada e no velódromo”, afirma a prefeitura.
No debate, Greca afirmou que deixar o Jardim Botânico sem luz equivale a apagar a iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro; da Torre Eiffel, em Paris, ou do Big Ben, o principal cartão-postal de Londres.