Uma das bandeiras da campanha do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN), contra a gestão passada, o Jardim Botânico começou a receber nesta semana um novo sistema de iluminação. As intervenções foram anunciadas por Greca quarta-feira (18), em seu perfil no Facebook. Em setembro, o parque chegou a ficar no escuro depois que a fiação elétrica do velódromo e estufa foi furtada.
Ao todo, estão sendo investidos R$ 280 mil no sistema. O projeto foi licitado ainda na gestão anterior e contempla ações para evitar novos vandalismos no local. “Vamos deixar o cabeamento protegido por caixas de concreto. As tubulações também serão instaladas com mais profundidade”, explica o vice-prefeito Eduardo Pimentel. Ele não soube informar se foram registrados outros furtos de fiação elétrica no Jardim Botânico após o caso que ganhou repercussão durante a campanha eleitoral.
Com as intervenções, a estufa do parque deve receber iluminação cênica, o que permitirá mudar a cor das luzes, por exemplo, em ações alusivas, como no Outubro Rosa, campanha contra o câncer de mama. Todas as luminárias de vapor de sódio também serão substituídas por luminárias de LED, que tendem a durar mais e a consumir menos energia.
As obras devem seguir até abril. Paralelo a isso, outros parques também estão passando por reparos. É o caso do Bosque do Alemão, que teve os postes trocados. “Nosso critério é começar pelas áreas com mais urgência e mais visitadas. Vamos tentar abranger todas”, pontua Pimentel.