Apesar de os passageiros serem os maiores prejudicados com a paralisação dos aeroviários e aeronautas, há pouco o que eles podem fazer. A indicação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) é de que liguem para as companhias aéreas antes de seguir para o aeroporto a fim de se informar se o voo está confirmado ou não.

CARREGANDO :)

A presidente da Anac, Solange Vieira, admitiu que os passageiros que quiserem embarcar hoje nos aeroportos terão problemas e podem não conseguir chegar a seu destino. Solange disse que o movimento estimado nos aeroportos deve ultrapassar 400 mil pessoas. De acordo com ela, a Anac não trabalha com o cenário de paralisação total dos funcionários. "Se houver problema será pontual e totalmente contornável", disse Solange.

O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens no Paraná (Abav-PR), Celso Teffer, diz que, desde segunda-feira, as agências têm recebido telefonemas de clientes preocupados com as condições de embarque e desembarque. "Há famílias que estão planejando as férias há seis meses e não querem ser prejudicadas." A grande preocupação é com a rede de serviços do turismo, como por exemplo os hotéis, que podem cobrar multas para realizar os cancelamentos.

Publicidade

Quem for embarcar deve chegar antes do tempo previsto. Em viagens internacionais, as agências de turismo indicam que os passageiros estejam nos aeroportos até três horas antes do embarque e nas nacionais ao menos duas horas. O ideal é sempre ficar próximo ao balcão da companhia aérea que fará o trajeto para ter acesso a todas as informações. Outra dica é tentar antecipar o check-in, por telefone ou internet.