Único hospital da Região Metropolitana de Curitiba a oferecer tratamento oncológico, o Angelina Caron consegue receber constantes investimentos para a luta contra o câncer. Apesar de ser um hospital geral – que atende diversas especialidades médicas – a instituição possui um setor destinado exclusivamente aos pacientes com câncer. Nele, são atendidas diariamente cerca de 100 pessoas. "Temos capacidade para atender 150", conta o médico chefe de radioterapia, José Carlos Gasparin Pereira.

CARREGANDO :)

Equipamentos modernos de radioterapia permitem a radiocirurgia e a braquiterapia – que trata o centro do tumor de dentro para fora.

Novos investimentos já estão no orçamento do hospital, que constrói outra sala de radioterapia. A ala, que deve ficar pronta em quatro meses, vai abrigar o novo acelerador linear – equipamento mais moderno para este tipo de tratamento. "Depois de pronta, vamos aumentar nossa capacidade de atendimento para 200 pacientes ao dia." Os custos da construção ultrapassam os R$ 700 mil.

Publicidade

O Angelina Caron tem 90% de seus pacientes encaminhados pelo SUS. "O direito a um bom tratamento não deve se restringir apenas a quem pode pagar", diz o médico.