Não são apenas os humanos que precisam de atenção durante as festas de réveillon. A virada do ano também representa um período de estresse para os animais que convivem com os barulhos de rojões. A exposição de cães, gatos e pássaros ao barulho excessivo pode ser prejudicial à saúde dos bichos.
De acordo com o presidente da ONG Pense Bicho, Aurélio Munhoz, nessas situações os animais podem se tornar agressivos, brigar uns com os outros ou se machucar na tentativa de se esconder do barulho. Em casos mais graves, os bichos apresentam até quadros de convulsões e paradas cardiorrespiratórias. Nas aves, em especial, o estresse altera seu ciclo reprodutivo e as afasta dos ninhos.
Para evitar tais problemas, Munhoz indica algumas medidas práticas e que amenizam o transtorno causado aos animais. "É recomendado deixar o bicho em um ambiente que abafa o som, como a lavanderia ou a garagem", explica. Ele destaca que o ideal é deixá-los em ambientes cobertos, com portas e janelas fechadas. "Outra solução é utilizar cobertores para cobrir a casinha dos animais, abafando o som", diz.