A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta segunda-feira (20) a publicidade de 21 produtos detox.
Para a agência, as informações divulgadas pelas empresas atribuem “propriedades funcionais e de saúde não permitidas para esses produtos”.
A suspensão foi publicada no “Diário Oficial da União”. A medida atinge produtos como suplementos vitamínicos, shakes e sucos tidos como “detox”, e fabricados por sete empresas: Nutrigold, Sanavita, Smart Life, Vila Ervas e Alimentos, Viver Leve, Tiaraju e DetoxSlim.
Entre as informações publicitárias até então veiculadas no site das empresas e agora vetadas, estão mensagens que alegam efeitos emagrecedores e de redução de celulites, flacidez, rugas e estrias.
Aos produtos também eram atribuídas funções de prolongamento do bronzeamento e ações “anti-inflamatórias”, “além de auxiliar na fixação do cálcio dos ossos” o que, de acordo com a agência reguladora, configura publicidade irregular.
Segundo a Anvisa, esses produtos são registrados como alimentos, e por isso, não podem alegar propriedades terapêuticas.
Outro lado
Em nota, a empresa Sanavita afirma que segue todos os padrões exigidos pela Anvisa e a divulgação considerada irregular dos sucos “detox” Verão, Green, Goji, Pink e Red “já havia sido retirada do site mesmo antes dessa solicitação”. A empresa diz ainda que todos os produtos estão regularizados no Ministério da Saúde e são produzidos “para o incentivo de uma vida mais saudável”.
As empresas Tiaraju, NutriGold e Smart Life informam que estão tomando providências para adequar os materiais publicitários, suspender a divulgação irregular e atender às determinações da Anvisa em relação aos produtos citados.
Já a empresa Viver Leve, responsável pelos produtos da linha Total Detox, afirma que ainda não foi notificada pela Anvisa sobre o caso.
A reportagem também procurou as empresas Vila Ervas e Healwheel Brasil –conhecida pela marca DetoxSlim– no fim da manhã desta segunda-feira, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.
Centrão defende negociação para tentar conter excessos do STF em 2025
“Corte maldoso”, diz Instituto Fome Zero sobre confissão de Graziano
Ranking mostra Milei como presidente mais bem avaliado da América do Sul; Lula aparece em 5º
Juízes e desembargadores que jantaram com Luciano Hang são alvo de investigação do CNJ
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora