A confiança é a tônica do início de gestão de Rafael Greca (PMN) à frente da prefeitura de Curitiba. Tanto a retórica sempre otimista do novo prefeito quanto o dado revelado pelo Instituto Paraná Pesquisas de que 60,7% dos curitibanos têm a expectativa de que Greca fará uma gestão excelente ou boa destoam do quadro político geral. Pelo menos neste momento de transição, o discurso pessimista dos gestores e a posição desconfiante dos eleitores parecem distantes de Curitiba.
Perfil: saiba quem é Rafael Greca, a “enciclopédia” curitibana
Em contraste com esse cenário positivo que ronda a posse de Greca, a cidade tem uma lista de problemas a serem resolvidos: a crise econômica derrubou a arrecadação municipal; os ônibus estão cada vez mais caros, velhos e vazios; as grandes obras de infraestrutura urbana ou não saíram do papel ou não foram concluídas por falta de verbas federais; e a saúde é apontada por metade dos curitibanos como o maior problema da cidade.
Ao longo da campanha eleitoral Rafael Greca minimizou esses problemas e manteve sempre o discurso confiante e alegre. Depois de confirmada a vitória, as estratégias da gestão começaram a ficar mais claras.
Apoio do governo estadual
Um dia depois do segundo turno das eleições, o governador Beto Richa (PSDB) anunciou a volta da integração e do subsídio ao transporte coletivo de Curitiba.
A ação do governador deixou evidente a retomada da aliança entre a capital e o governo do estado, que havia sido rompida com a vitória de Gustavo Fruet (PDT) sobre o então candidato do governador Beto Richa, Luciano Ducci (PSB), em 2012.
A retomada do diálogo entre a cidade e o estado é importante para Richa e Greca tanto para permitir que cidade receba transferências estaduais voluntárias como para que o grupo do governador volte a dominar politicamente a capital do estado.
O que deixa evidente o retorno de Richa à prefeitura de Curitiba é o secretariado escolhido por Rafael Greca. Os aliados do governador foram nomeados para dez dos 24 cargos de primeiro escalão. Um dos escolhidos é o filho de Richa, Marcello Richa (PSDB), que assume a Secretaria de Esportes.
Secretariado
A escolha de Richa, o filho, não foi a única a pôr em contradição a promessa que Greca fez durante toda a campanha de escolher o secretariado com base em aspectos técnicos. Para presidir a Cohab, o escolhido foi José Lupion Neto, irmão do ex-deputado federal Abelardo Lupion (DEM), que declarou apoio ao candidato do PMN. No comando do Instituto Curitiba de Saúde ficará a advogada Dora Pizzato, esposa do ex-deputado Luciano Pizzato, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Maria Victória (PP), que também apoiou Greca no segundo turno.
Nos outros cargos de primeiro escalão, o prefeito optou por servidores de carreira que já haviam ocupado cargos de destaques em gestões anteriores ao do prefeito Gustavo Fruet e outros nomes que têm ligação com as áreas onde atuarão.
O desafio das finanças
Uma das principais surpresas na equipe é o jovem procurador estadual Vitor Puppi, que comandará a Secretaria de Finanças. O advogado já ocupou a diretoria geral da Secretaria Estadual da Fazenda em 2013, quando a pasta foi comandada pela também procuradora Jozélia Nogueira.
“O desafio é justamente assumir as finanças do município em momento tão delicado, em que as receitas decrescem e as despesas crescem exponencialmente. O desafio é ter a obrigação e o dever de realizar as reformas que deveriam ter sido realizadas anteriormente e não foram, ocasionando atrasos no pagamento de fornecedores e colaboradores da cidade”, avalia o futuro secretário.
Para ele, o momento exige que se aja com responsabilidade fiscal, e isso será feito por meio da diminuição de gastos públicos, busca por recursos novos, aumento da arrecadação e enxugamento dos subsídios.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora