Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
meio ambiente

Após chuvas, aves voltam ao ‘Pantanal’ de Piracicaba

As chuvas deste ano recuperaram as várzeas do Tanquã, no Rio Piracicaba, interior de São Paulo, conhecidas como o Pantanal paulista em razão da biodiversidade. Aves como o tuiuiú e o marrecão, que estavam ausentes por causa da seca do ano passado, agora estão de volta. O Tanquã, uma planície alagadiça, entre os municípios de Piracicaba e Anhembi, é alvo de disputa entre ambientalistas e um projeto do governo estadual de construir uma barragem no rio para ampliar a Hidrovia Tietê-Paraná. A formação do lago inundaria as várzeas.

Na área, com 30 quilômetros quadrados, equivalente a 3 mil campos de futebol, vivem milhares de aves isoladas ou em bandos, como garças, irerês, batuíras, gaviões e socós, além de espécies típicas do Pantanal mato-grossense, como o colheireiro, o cabeça-seca e o tuiuiú. Com a estiagem de 2014, os banhados secaram e foram invadidos pelas pastagens. Os peixes e as aves ficaram escassos, segundo o pescador Ivanildo Pereira, de 38 anos. Muitos moradores do Tanquã que sobrevivem da pesca tiveram de migrar para o lago de Barra Bonita, dezenas de quilômetros rio abaixo.

As chuvas de março e abril revigoraram as lagoas e as aves estão de volta. Observadores de aves de Sorocaba que estiveram no Tanquã durante o feriado de Corpus Christi se impressionaram com a mudança na paisagem. “Está tudo vivo outra vez, até os marrecões, que são muito exigentes, estão chegando aos bandos”, disse o estudante de biologia Claudio Pessini. De acordo com Pereira, a presença das aves indica que os peixes também voltaram.

A construção da barragem está em processo de licenciamento ambiental. O Ministério Público Estadual (MPE) em Piracicaba recomendou aos órgãos licenciadores a não concessão da licença até que os estudos sobre a viabilidade econômica e ambiental sejam aprofundados. De acordo com o Departamento Hidroviário (DH) do Estado de São Paulo, autor do projeto, a barragem vai permitir a extensão da rodovia por mais de 40 quilômetros, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.