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rio de janeiro

Após dois anos paradas, obras do centro de visitantes do Hotel Paineiras serão retomadas

O Parque Nacional da Tijuca e a Riotur anunciaram, nesta quarta-feira, que o Ibama e o Iphan concederam as autorizações necessárias para o início das obras do centro de visitantes no antigo Hotel Paineiras, inaugurado em 1884. As intervenções, paradas há dois anos, começam em 30 dias.

A previsão é de que a primeira fase de obras, orçada em R$ 25 milhões, fique pronta em julho de 2016.

“Vamos inaugurar o prédio principal, com centro de visitantes, restaurante panorâmico, lanchonete e sanitários para os Jogos Olímpicos. Com isso, a cidade ganha mais um ponto turístico dentro de um parque nacional”, diz Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário especial de Turismo do Rio.

A área de estacionamento ficará para uma segunda etapa, com cronograma ainda não estabelecido. As obras estavam paralisadas em função de questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU). Durante as obras, a concessionária pede que turistas usem as vans e evitem ao máximo acessar as Paineras e o Corcovado de carro. O estacionamento ao longo da Estrada das Paineiras estará reduzidos em 30% até julho do ano que vem.

O processo de modernização do antigo Hotel Paineiras, abandonado há quase três décadas, tem sido marcado pela polêmica. Quando foi anunciada a obra, nenhuma empresa se interessou pelo primeiro edital, lançado em março de 2010 pelo Ministério do Meio Ambiente. Houve remodelação e o projeto foi escolhido em concurso público e aprovado pelo Iphan.

No início das obras, em julho de 2013, a derrubada de parte das 232 árvores previstas causou controvérsia, e o consórcio responsável se comprometeu-se a replantar outras 336 no lugar. Em outubro, o TCU suspendeu os trabalhos por falta de licenciamento, de estudo de impacto ambiental e de um projeto executivo para as obras no Parque Nacional da Tijuca. Dois meses depois o escritório do Iphan anulou todas as autorizações para a construção do complexo e condicionou o reinício das intervenções à diminuição do número de pavimentos (de três para dois andares) e das vagas do estacionamento (de 395 para 150).

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