• Carregando...
Trânsito ficou congestionado por 5 quilômetros nos dois sentidos do Contorno Sul | Priscila Forone/ Gazeta do Povo
Trânsito ficou congestionado por 5 quilômetros nos dois sentidos do Contorno Sul| Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo

Uma forte chuva que caiu na Cidade Industrial de Curitiba no final da tarde de sexta-feira provocou uma enchente e cerca de 150 famílias tiveram as casas invadidas pela água. Uma minirrepresa na região da Vila Barigui, construída para conter as enxurradas, transbordou em função do lixo acumulado. No sábado, moradores queimaram pneus em forma de protesto no Contorno Sul, causando cerca de 5 quilômetros de congestionamento nos dois sentidos.

Algumas famílias perderam todos os móveis e eletrodomésticos e as ruas ficaram cobertas pela lama. Um caminhão da prefeitura estava no local no início da manhã de sábado para levar os entulhos. Moradores fizeram fila no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro em busca de doações de colchões e alimentos.

O alagamento começou por volta das 17 horas de sexta-feira. O "piscinão", como a minirrepresa é chamada, encheu rapidamente porque a manilha que leva a água acumulada até o Rio Barigui estava bloqueada por entulhos. Em menos de 40 minutos de chuva o nível de água nas casas chegou a um metro e meio. Ninguém ficou ferido.

A assistente administrativa Daniele Brunsfeld, 32 anos, passou a madrugada ajudando a mãe, Sandra, a limpar a residência. Ela conta que os pais estavam viajando e chegaram por volta das 22 horas, já com a casa totalmente alagada. "Minha mãe nunca teve uma máquina de lavar, acabou de comprar uma e já perdeu. Nem terminou de pagar".

O garçom Leandro Lopes, 22 anos, está atualmente desempregado e também perdeu tudo. Até o fim da manhã de sábado ainda não tinha conseguido terminar a limpeza do terreno. "Não tem nem como limpar. A rua está tomada de lama. A gente precisa de apoio."

O presidente da Associação de Moradores Nova Barigui, Davi Matos, afirma que não há como determinar uma causa, mas que moradores e prefeitura têm responsabilidades. "Choveu durante 40 minutos. Há 13 anos, desde que o manilhamento foi feito, não ocorria nada parecido. A prefeitura falha em não manter a limpeza, mas os moradores insistem em jogar lixo", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]