Uma falha técnica no sistema de passaporte e vistos no Departamento de Estado Americano pode atrasar a liberação do documento em todo o mundo para visitar os Estados Unidos.
De acordo com o departamento americano, o problema começou no dia 9 de junho quando uma falha no sistema impede a checagem biométrica com os dados nacionais de segurança americano.
A falha deste ano é diferente da registrada em 2014, quando uma atualização de software ligado à emissão de vistos e passaportes apresentou problemas e atrasou a entrega dos vistos.
Com isso, as pessoas que solicitaram pedidos on-line ou realizaram entrevistas para vistos podem ter problemas para receber o documento. Segundo o departamento, não há previsão de quando o serviço será restabelecido.
“As medidas de segurança impedem os funcionários consulares de imprimir um passaporte, relatório de nascimento no exterior, ou visto até que a falha no sistema seja corrigida”, diz em nota o departamento americano.
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil recomenda aos brasileiros que, se possível, não marquem viagem ou comprem pacotes turísticos sem ter o visto americano em mãos.
Apesar da falha, o funcionamento nos Casv (Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto), onde é realizada a primeira etapa da documentação, e as entrevistas e os envios de vistos aprovados continuam normalmente em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Belo Horizonte. Contudo, a emissão do documento “pode ultrapassar o prazo padrão de dez dias úteis”.
“Pedimos desculpas pela inconveniência e estamos trabalhando arduamente para sanar o problema e restaurar as operações por completo”, afirma o comunicado.
As pessoas que solicitaram visto de não-imigrante e não enviaram o formulário on-line DS-160 antes do dia 9 de junho devem reagendar as entrevistas. Segundo a embaixada, as pessoas que têm viagem de emergência devem seguir as orientações no site.
O departamento informou ainda que a emissão de passaportes para norte-americanos não é afetada e, caso necessário, pode emitir passaporte para cidadão norte-americano no exterior.
- “Lipoaspiração” feita em artérias é opção para diabéticos
- Frank Sinatra era contato de traficante Pablo Escobar nos EUA, diz filho de colombiano
- Projeto de lei quer inibir policial armado em bares
- Número de espirais era possibilidade já descartada pela academia
- Programa Bom Aluno já atendeu mais de mil estudantes