Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pinhais

Após motim, 40 presos do Complexo Médico Penal são transferidos

Após um motim que fez reféns dois agentes penitenciários, 40 presos do Complexo Médico Penal, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foram transferidos para outros presídios do estado. A informação é do diretor do Departamento de Execução Penal do Estado do Paraná (Depen-PR), Cezinando Paredes. Segundo ele, 10 internos foram levados a instituições da Região Metropolitana de Curitiba e outros 30, para unidades do interior do estado.

A transferência para locais mais próximos das residências de familiares era a principal reivindicação dos presos para libertar os dois agentes. Os funcionários do Depen-PR ficaram sob ameaça dos criminosos. Um deles foi liberado pelos presos às 3 horas de hoje. O segundo foi liberado às 11 horas desta sexta, mais de 20 horas após o início da revolta. Ninguém ficou ferido na situação.

Paredes contou que, quando o motim começou, a diretoria do Depen-PR, preventivamente, deu uma ordem para fechar todas as unidades prisionais. O receio era de que pudesse ser um movimento maior, com motins nem outros presídios. "Foi dada uma ordem para fechar as outras unidades, mas [o motim] foi apenas pontual. Quatro presos aproveitaram o momento de troca para começar a rebelião."

Motim

O motim começou por volta das 15 horas quando quatro presos dominaram os agentes penitenciários. Os detentos eram oriundos da Penitenciária Estadual de Piraquara (1 e 2), da Casa de Custódia de São José dos Pinhais e outras unidades, e haviam sido encaminhados ao complexo para serem medicados. Quando saíam das celas, renderam os agentes penitenciários e iniciaram um processo de rebelião.

A revolta aconteceu em uma parte do complexo onde ficam as cela. Durante toda a ação, os internos permaneceram dentro das galerias. O complexo possui, ainda, outras duas partes, uma destinada ao tratamento médico e outra, a cuidados psiquiátricos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.