| Foto: Divulgação/

O Outubro Rosa foi mundialmente celebrado no mês passado. O movimento, representado pelo famoso laço rosa, teve início nos Estados Unidos e simboliza a luta contra o câncer de mama. Na Escola Municipal Professora Clara Anadir Buzato, em Almirante Tamandaré, os alunos se conscientizaram sobre a importância do movimento por meio do jornal Gazeta do Povo e realizaram um trabalho de incrível sensibilidade.

CARREGANDO :)

Tudo começou com o Projeto Jornal Viajante, no qual o aluno leva para casa uma edição da Gazeta e escolhe uma notícia para ler com a família. No dia seguinte, o estudante deve apresentar aos colegas a notícia escolhida e o motivo do interesse, além de retratar a experiência de ler o jornal com os pais.

Em uma dessas ocasiões, a aluna Júlia Marinho escolheu a propaganda sobre a campanha “Outubro Rosa” e a reportagem “Estudo liga bactérias a câncer de mama”, ambas publicadas no dia 24 de outubro na Gazeta.

Publicidade

“Achei superinteressante o assunto sobre o Outubro Rosa, pois ajuda as mulheres a prevenirem o câncer. Fazendo o exame e o diagnóstico precoce, a chance de cura é muito maior do que se estiver avançado. Sendo assim, eu apoio esse movimento”, disse Júlia, orgulhosa de sua escolha.

Engajamento

A partir do interesse dos alunos, as professoras Fernanda Muraro e Noemi Von Kruger, responsáveis pelo trabalho em sala de aula, perceberam uma grande oportunidade de ampliar a ação. As docentes realizaram algumas rodas de conversa com as turmas, leram com mais atenção a reportagem, discutiram os pontos que poderiam gerar dúvida e analisaram o anúncio publicado na Gazeta sobre o Outubro Rosa. Também pediram às turmas que alertassem as famílias quanto aos métodos de diagnóstico e prevenção.

Logo depois, seguindo as Diretrizes Curriculares do município, pediram aos alunos que escrevessem cartas de incentivo para mulheres que estão em tratamento do câncer. “Foi um trabalho de reflexão, apoio, cidadania, solidariedade e, principalmente, de alteridade, na medida em que, ao escreverem suas cartas, os alunos tentaram se colocar no lugar do outro”, diz a professora Fernanda.

Para finalizar, as crianças arrecadaram doações de produtos de beleza e as enviaram a instituições de apoio a pacientes com câncer de mama –, pois perceberam que a autoestima é um fator importante para as mulheres em tratamento.

Publicidade

Com o sucesso da campanha, alunos e professoras já planejam as estratégias para o Novembro Azul.