O temporal que afetou quase 20 mil pessoas em todo o estado na última terça-feira (2) deve dar uma trégua nos próximos dias. Chuvas esparsas devem ocorrer no estado até o fim de semana, segundo o Instituto Tecnológico Simepar, mas não há previsão de temporal.
As pancadas fortes ocorreram devido a uma convergência de umidade e instabilidade com um sistema de baixa pressão. "Não dá para procurar explicação em algum fenômeno anormal. Foi um fenômeno meteorológico comum", explica a meteorologista do Simepar, Sheila Paz. A especialista diz que é difícil prever quando uma situação similar à de terça-feira volte a ocorrer.
Para esta quinta-feira (4), chuvas esparsas e curtas devem ocorrer na metade Sul do estado, com sol forte e calor no lado Norte. As temperaturas ficam entre 13ºC e 20ºC em Curitiba, 18ºC e 28ºC em Maringá e 14ºC e 25ºC em Francisco Beltrão. A cidade de Marmeleiro, próximo a Francisco Beltrão, no Sudoeste, foi a mais atingida pelas pancadas de terça, com cerca de 8 mil afetados.
O sol entre nuvens predomina em todo o estado na sexta-feira (5), mas as chuvas voltam a dominar no fim de semana. As temperaturas, no entanto, permanecem altas. No sábado (6), a máxima fica em 26ºC em Curitiba, 29ºC em Maringá, 26ºC em Francisco Beltrão e 28ºC em Foz do Iguaçu. A tendência permanece no domingo (7), com pancadas esparsas na metade Sul do estado.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora