Ulisses*, 17 anos, chegou ao Cense Fazenda Rio Grande no último dia 14 de junho, após ser sentenciado por tentativa de homicídio. Nesta terça-feira (30), o jovem começará o curso de conserto de eletrodomésticos, um dos quatro cursos da Associação Horizontes nas 18 unidades do estado. Ele não estuda desde 2011, quando deixou o 6º ano do fundamental. “Eu havia saído da casa da minha mãe, no Água Verde, e fui morar com meu pai, em Colombo. Lá consegui trabalho mais rápido do que a transferência da escola e abandonei”, diz. Longe dos bancos escolares, ele diz ter se envolvido com drogas. “Queria comprar mais droga e fui roubar um taxista. Ele tinha uma faca, lutamos, e acabei acertando a mão dele.”

CARREGANDO :)

Apreensão de jovens cai 11% no Paraná

Leia a matéria completa

Apesar de ver a medida como uma oportunidade, Ulisses considera que o juiz ‘pesou a mão’. “Era para ser lesão corporal e virou tentativa de homicídio. Mas estamos aqui pra melhorar”, diz o jovem que já havia sido sentenciado a uma liberdade assistida em outra oportunidade. “Não melhorei da outra vez porque não cumpri o programa”, admite.

Publicidade

A Associação Horizontes está nos Censes do estado há dois anos, selecionada por uma licitação. Além do curso de conserto de eletrodomésticos, há jardinagem, manutenção de computadores e auxiliar administrativo. Na última quinta-feira, 18 adolescentes receberam certificados de conclusão. A Unidade de Fazenda Rio Grande conta com salas de aula equipadas com LCD, biblioteca, estúdio de rádio e quadra esportiva. Todos os adolescentes têm aulas do ensino regular . No ano passado, houve uma turma do Pronatec.

*Nome Fictício