Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Parque Iguaçu

Argentino fica ilhado nas cataratas e é resgatado por helicóptero

Um engenheiro argentino que fazia vistoria numa passarela do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu, do lado argentino, foi resgatado por um helicóptero na tarde desta sábado (29). A força da água chegou a levar uma parte da passarela onde o engenheiro estava.

A empresa Helisul - Táxi Aéreo, foi chamada para fazer o resgate. De acordo com o mecânico da aeronave, Robinson Bordin, que participou do salvamento, o engenheiro estava bastante assustado e caso o resgate tivesse demorado mais, o desfecho poderia ter sido trágico. "A passarela onde o engenheiro ficou ilhado já está debaixo d'água. Acredito que se demorássemos a situação ia piorar", afirmou.

Segundo Bordin, o volume de água das Cataratas está muito acima do normal. Nas passsarelas do lado brasileiro, de onde os turistas costumam contemplar a força da água, o nível já subiu quatro metros. Do lado argentino, a passarela de onde a garganta do diabo é vista, está totalmente debaixo d'água, assim como o mirante.

No leito do Rio Iguaçu, na garganta do diabo, o nível da água subiu 20 metros. "A queda, que normalmente é de 30, 40 metros, quase não tem mais", alertou.

Todo esse volume de água é decorrente da intensa chuva dos últimos dias. O volume de água está nove vezes acima do normal. "A vazão, nesta tarde, está em 16 mil metros cúbicos por segundo, e a previsão é que chegue à 20 mil no período da noite", disse Bordin.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.