Luiz produz hortaliças para o PAA: “A enxurrada lavou toda a minha horta”| Foto: Henry Milléo/ Gazeta do Povo

Luiz Aurélio Ribeiro da Cruz, 27 anos, é um dos 26 produtores que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo do estado, no assentamento Che Guevara, em Teixeira Soares. Ele produz hortaliças que entrega para a prefeitura uma vez por semana e recebe o dinheiro da Secre­taria de Trabalho e Promoção Social (Setep) direto na conta. No entanto, isso tem acontecido apenas quando o caminhão da prefeitura consegue chegar ao local, o que não ocorre há duas semanas. "Primeiro a geada matou tudo. Depois veio a chuva e a enxurrada lavou toda a minha horta. Agora estou começando a replantar", conta o agricultor.

CARREGANDO :)

Para o produtor Valdecir de Brito Teixeira, também do Che Guevara, será impossível entregar a produção no prazo determinado, dezembro deste ano. O principal problema para ele é a Estrada do Kalinoski, entre Ponta Grossa e Teixeira Soares. "A gente aqui faz um sacrifício para levar até o asfalto, mas já chegamos a jogar fora leite e muita verdura. Nem os bichos aguentam comer tudo", relata.

Célia Gomes, coordenadora do programa em Teixeira Soares, explica que os produtos coletados em três assentamentos alimentam cerca de 3 mil pessoas na cidade. O contrato com os produtores do Che Guevara prevê a entrega de 90 mil quilos até dezembro. De fevereiro até agora, no entanto, foram entregues apenas 15 mil. A impossibilidade de armazenar os produtos associada à dificuldade do transporte está comprometendo a eficácia do programa.

Publicidade