A Prefeitura de Atibaia, no interior de São Paulo, declarou nesta terça-feira (5) estado de emergência no município após a chuva que atingiu a cidade ontem. De acordo com informações da administração, 500 famílias foram atingidas pela água da chuva e pelo transbordamento do rio Atibaia, sendo que 80 famílias estão desalojadas (foram para casa de parentes ou amigos) e 5 desabrigadas.
O rio transbordou por conta da abertura das comportas das represas de Piracaia (no rio Cachoeira) e de Nazaré Paulista (no rio Atibainha). Os rios Cachoeira e Atibainha formam o rio Atibaia. A prefeitura disse ter recebido da Sabesp informação de que foi necessária a abertura das comportas para evitar o rompimento de barragens por causa do acúmulo das águas das chuvas.
A administração informou que havia 25 anos que a cidade não registrava vazão desse porte. A liberação foi 18 vezes maior do que no verão do ano passado, quando cada uma das represas liberava meio metro cúbico de água por segundo.
O bairro mais prejudicado foi a Vila São José, onde 100 famílias foram atingidas. Para fornecer duas refeições diárias a cerca de 800 pessoas e oferecer abrigo, a prefeitura busca apoio dos governos estadual e federal.
- IML confirma que corpos encontrados na Ilha Grande são de turistas
- Técnicos avaliam reconstrução de São Luiz do Paraitinga
- Prefeitura de Angra demoliu mais 18 casas em áreas de risco no Morro da Carioca
- Localizado corpo de segunda vítima de enchentes no RS
- Correnteza dificulta resgate de desaparecidos em queda de ponte
- Sobe para 52 número de mortos em Angra dos Reis
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião