Dos 1.249 voos domésticos programados entre a 0h e as 15h deste domingo (26), nos principais aeroportos do país, 191 atrasaram mais de meia hora (15,3%) e 55 foram cancelados (4,4%). Entre os 106 voos internacionais, 13 sofreram atrasos (12,3%) e sete foram cancelados (6,6%). Os números foram divulgados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
A situação é tranquila inclusive nos terminais mais movimentados. Em Brasília, dos 81 voos previstos nesse período, 16 atrasaram (19,8%) e um foi cancelado. No Rio de Janeiro, o aeroporto do Galeão registrou 10 atrasos (14,9%) e seis cancelamentos, entre os 67 voos programados. No Santos Dumont, entre os 53 voos, seis sofreram atrasos e três foram cancelados.
Em São Paulo, no aeroporto de Congonhas, 14 voos atrasaram (14%) e oito foram cancelados, entre 100 programados. E, em Guarulhos, dos 140 voos previstos, 23 atrasaram (16,4%) e 12 foram cancelados.
Na região de Belo Horizonte, no aeroporto Tancredo Neves, foram 23 atrasos (32,4%) e cinco cancelamentos, entre os 71 voos marcados.
Transtornos
Durante a semana do Natal, que foi comemorado no sábado (25), os passageiros que tinham viagem de avião marcada enfrentaram alguns transtornos.
Insatisfeitos com o reajuste salarial proposto pelas empresas aéreas, os aeroviários e aeronautas ameaçaram entrar em greve. Na quarta-feira (22), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que 80% dos trabalhadores continuem trabalhando até o início de janeiro. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 100 mil.
Em assembleia na manhã de quinta-feira (23), os funcionários decidiram suspender a paralisação. Mesmo assim, na quinta, os passageiros enfrentaram transtornos. Até as 22h, 39,5% dos voos domésticos e 41% dos voos internacionais sofreram atrasos.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião