Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fazenda Rio Grande

Aulas em colégio destelhado por temporal serão retomadas na 2.ª feira

As aulas no Colégio Estadual Olindamir Merlin Claudino, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, devem ficar suspensas até segunda-feira (18) por causa dos estragos provocados pela forte chuva que caiu na cidade na terça-feira (12). De acordo com o diretor auxiliar, José Roberto Zanchi, a escola trabalha no conserto das telhas, com auxílio da secretaria de obras da prefeitura municipal.

"Praticamente em todas as salas houve infiltração", conta Zanchi. O colégio de ensino fundamental e médio tem matriculados aproximadamente 1,6 mil alunos. Outras escolas da cidade tiveram problemas com a chuva, mas, de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, não houve prejuízo para os alunos, já que as turmas foram remanejadas de salas.

Nesta quinta-feira (14), a prefeitura continua o trabalho de distribuição de telhas às famílias que tiveram as casas atingidas. Durante a quarta-feira (13), 50 residências foram atendidas, de acordo com a secretária de ação social Carmem Lúcia Cunha. "Ainda de manhã formamos duas equipes para visitar os bairros mais afetados e levantar a quantidade de material necessário", conta. Além da distribuição, técnicos da secretaria de obras faziam a colocação das telhas.

A partir desta manhã a prefeitura, por meio da secretaria de ação social, fará ainda a distribuição de colchões, alimentos, cobertores e roupas. "Não há mais ninguém desabrigado na cidade, mas as pessoas estão com muitas necessidades", diz Carmem. Segundo ela, a prefeitura chegou a organizar um espaço para acolher os desalojados, mas estes preferiram passar a noite na casa de familiares.

Estragos

A forte chuva que atingiu Curitiba e região metropolitana entre a noite de terça-feira (12) e a madrugada de quarta-feira (13) provocou o destelhamento de 400 imóveis, entre casas, escolas e empresas. Segundo a coordenadoria da Defesa Civil, 300 pessoas tiveram que deixar suas residências e se abrigar em casas de parentes e vizinhos.

A chuva foi acompanhada por queda de granizo e rajadas de vento, que atingiram 70 quilômetros por hora. O temporal também derrubou árvores e postes, o que provocou interrupção no fornecimento de luz. Os municípios mais afetados foram Tijucas do Sul e Fazenda Rio Grande, mas foram registrados estragos também em Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária e São José dos Pinhais.

A chuva começou por volta das 19 horas e duas horas depois o Corpo de Bombeiros de Fazenda Rio Grande já havia recebido 50 chamados de ajuda. No município foram 80 destelhamentos e uma residência desabou. Também foram atingidos cinco prédios públicos, quatro empresas e uma escola. Os bairros mais afetados foram Nações, Santa Maria, Santa Terezinha e Gralha Azul.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.