Chuva provoca destelhamento e queda de luz em Cascavel
Uma forte chuva que caiu em Cascavel, no Oeste do estado, entre as 7h e 8h desta quinta-feira (14) provocou um destelhamento e falta de luz para mais de 40 mil domicílios na cidade.
Escola de Fazenda Rio Grande suspende aulas após temporal
- RPC TV
As aulas no Colégio Estadual Olindamir Merlin Claudino, em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba, devem ficar suspensas até segunda-feira (18) por causa dos estragos provocados pela forte chuva que caiu na cidade na terça-feira (12). De acordo com o diretor auxiliar, José Roberto Zanchi, a escola trabalha no conserto das telhas, com auxílio da secretaria de obras da prefeitura municipal.
"Praticamente em todas as salas houve infiltração", conta Zanchi. O colégio de ensino fundamental e médio tem matriculados aproximadamente 1,6 mil alunos. Outras escolas da cidade tiveram problemas com a chuva, mas, de acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, não houve prejuízo para os alunos, já que as turmas foram remanejadas de salas.
Nesta quinta-feira (14), a prefeitura continua o trabalho de distribuição de telhas às famílias que tiveram as casas atingidas. Durante a quarta-feira (13), 50 residências foram atendidas, de acordo com a secretária de ação social Carmem Lúcia Cunha. "Ainda de manhã formamos duas equipes para visitar os bairros mais afetados e levantar a quantidade de material necessário", conta. Além da distribuição, técnicos da secretaria de obras faziam a colocação das telhas.
A partir desta manhã a prefeitura, por meio da secretaria de ação social, fará ainda a distribuição de colchões, alimentos, cobertores e roupas. "Não há mais ninguém desabrigado na cidade, mas as pessoas estão com muitas necessidades", diz Carmem. Segundo ela, a prefeitura chegou a organizar um espaço para acolher os desalojados, mas estes preferiram passar a noite na casa de familiares.
Estragos
A forte chuva que atingiu Curitiba e região metropolitana entre a noite de terça-feira (12) e a madrugada de quarta-feira (13) provocou o destelhamento de 400 imóveis, entre casas, escolas e empresas. Segundo a coordenadoria da Defesa Civil, 300 pessoas tiveram que deixar suas residências e se abrigar em casas de parentes e vizinhos.
A chuva foi acompanhada por queda de granizo e rajadas de vento, que atingiram 70 quilômetros por hora. O temporal também derrubou árvores e postes, o que provocou interrupção no fornecimento de luz. Os municípios mais afetados foram Tijucas do Sul e Fazenda Rio Grande, mas foram registrados estragos também em Curitiba, Almirante Tamandaré, Araucária e São José dos Pinhais.
A chuva começou por volta das 19 horas e duas horas depois o Corpo de Bombeiros de Fazenda Rio Grande já havia recebido 50 chamados de ajuda. No município foram 80 destelhamentos e uma residência desabou. Também foram atingidos cinco prédios públicos, quatro empresas e uma escola. Os bairros mais afetados foram Nações, Santa Maria, Santa Terezinha e Gralha Azul.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora