Nos primeiros quatro meses do ano, 38 pessoas foram atropeladas por ônibus em Curitiba. O número é 90% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando 20 pessoas foram atropeladas por coletivos, segundo informações do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran). O total de colisões envolvendo ônibus nos quatro primeiros meses do ano também aumentou: foram 40% mais acidentes do que no quadrimestre inicial de 2005.

CARREGANDO :)

Para o advogado e professor de Direito no Trânsito do Centro Universitário Positivo (UnicenP), Marcelo Araújo, os dados são preocupantes à medida que a frota curitibana cresce a uma média de 7% ao ano, de acordo com o próprio BPTran. "Isso significa que aumentou o perigo e a violência no trânsito", comenta.

Nas estatísticas repassadas pelo Batalhão de Trânsito entram infrações com ônibus e microônibus, de linha regular ou não. A prefeitura de Curitiba, por meio da Urbs (empresa que administra o transporte coletivo), tem seu próprio controle para os acidentes de trânsito que envolvem ônibus das linhas do transporte público na cidade. Pelas estatísticas da Urbs, houve redução no número total de atropelamentos em Curitiba entre janeiro e abril de 2006 em comparação ao ano passado. No entanto, os dados mostram que a gravidade dos acidentes foi maior. No primeiro quadrimestre de 2005, não houve nenhuma morte relacionada a acidentes com ônibus de linha. Em 2006, quatro pessoas já morreram atropeladas por ônibus do transporte coletivo.

Publicidade

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes