Cascavel – O cancelamento da visita do governador Roberto Requião (PMDB) ao Show Rural Coopavel, ontem, irritou os organizadores do evento. Maior feira de tecnologia agropecuária do Paraná e uma das mais importantes da América do Sul, o Show Rural é promovido pela Coopavel Cooperativa

CARREGANDO :)

Agroindustrial. Nesta 18.ª edição, realizada entre segunda-feira e ontem, reuniu 297 expositores e um público aproximado de 130 mil visitantes.

A direção da Coopavel não comentou o cancelamento da visita – que estava agendada para as 11h30 e era anunciada no site oficial do governo na internet. Mas o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, já havia criticado, indiretamente, ao longo da semana, a baixa presença de autoridades nacionais e estaduais no evento. "Nosso interesse é o produtor rural, não os políticos", disse durante entrevista coletiva.

Publicidade

Além de Requião, a ausência mais notada foi a do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. A mais importante autoridade federal a visitar o evento foi o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o paranaense Valter Bianchini. O vice-governador e secretário de Agricultura, Orlando Pessuti, permaneceu em Cascavel durante os dois últimos dias do Show Rural.

A reportagem da Gazeta do Povo apurou que foram dois os motivos da desistência de Requião: uma solenidade oficial e a soja transgênica. O governo estadual queria utilizar o parque de eventos da Coopavel para entregar 20 carros à Polícia Rodoviária Estadual na Região Oeste. A direção da Coopavel negou o pedido, por considerar que essa atividade poderia ser interpretada como um ato de cunho eleitoral, já que Requião é virtual candidato à reeleição.

O outro componente do episódio foi a exposição de sementes e de pequenos campos de demonstração de soja transgênica no Show Rural. O governador se opõe a essa tecnologia e proibiu a exportação de grãos transgênicos pelo Porto de Paranaguá. O cultivo e a venda de soja transgênica estão liberados no Brasil desde o ano passado, com a aprovação da Lei de Biossegurança.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) demonstraram no evento oito variedades de soja com o gene Roundup Ready, da multinacional norte-americana Monsanto, que é resistente a um herbicida dessa empresa. Além disso, a Monsanto, que vem sendo duramente criticada por Requião nos últimos anos, também possuía estande no Show Rural.

O governador teria dito que recusa-se a comparecer a eventos onde exista produtos transgênicos. Pessuti tem adotado uma postura mais conciliadora. Disse que, por ser um evento de demonstração de tecnologia, entendia a presença desse tipo de produto no Show Rural. "O governo não proíbe ninguém de plantar, mas só a exportação por Paranaguá", afirmou.

Publicidade