A noite deste sábado (6) terá muito samba na Avenida Marechal Floriano, na região Central Curitiba. A festa começa a partir das 18 horas, com desfile de blocos tradicionais e, depois, com a passagem das escolas de samba da capital.
A pouco menos de uma hora do início dos desfiles desta noite, os foliões já começam a tomar conta das arquibancadas. As arquibancadas, com acesso gratuito, comportam lotação máxima de 2,6 mil pessoas, informou a prefeitura de Curitiba. No entanto, do total de lugares, 300 são reservados a idosos, gestantes e deficientes físicos. A infraestrutura organizada para receber ainda conta com 60 banheiros químicos. Barracas de alimentos e bebidas (água, refrigerantes e cervejas) também atenderão ao público.
Segundo o secretário de Cultura de Curitiba, Marcos Cordioli, cerca de 25 mil pessoas devem acompanhar os desfiles desta noite. Além das arquibancadas, também há espaço para o público nas calçadas ao longo da Marechal Floriano. “Acompanhamos os ensaios das escolas e dos blocos e vai ser muito legal. Agora é torcer para que não chova”.
Além da Guarda Municipal, equipes da Polícia Militar irão reforçar a segurança no evento. O acompanhamento policial começa às 18 horas e segue até a dispersão do público. Haverá policiamento motorizado e a pé.
Com o início dos desfiles, o policiamento começa a se intensificar no evento. Guardas municipais e a PM se distribuem por toda a área do evento. A equipe de fiscalização da prefeitura de Curitiba informou que a população que chega para acompanhar a festa é fiscalizada. Está proibida a entrada de pessoas portando grande quantidade de bebidas alcoólicas em coolers e isopores. Mas, é possível consumir alimentos e bebidas compradas no local.
Apesar do efetivo reforçado, a assessoria de imprensa da PM diz que não vai informar a quantidade de policiais destacados para o desfile.
De acordo com o tenente coronel da PM Antonio Zanatta, nenhuma ocorrência foi atendida pela PM até opor volta das 20h30. “Está tudo muito tranquilo. Aqui [Av. Marechal Floriano] e na Câmara, onde acontece o Rock Carnaval”, afirmou.
Expectativa
Os integrantes das escolas também já estão em peso na “concentração “. Impedidas de desfilar no ano passado por causa de uma chuva forte que tomou conta da capital na hora das passagens das escolas, as idosas Maria Inês Mokfa, 69, e Maria Palmira Bim, 76, aguardam ansiosas para pisar na avenida. “ Sempre ficamos emocionadas porque é sempre uma alegria diferente”, declarou Maria Inês. Elas são do bloco Rancho das Flores, que reúne idosos dos grupos de convivência da FAS.
Acompanhando desde já os festejos, a rainha do Carnaval 2016 de Curitiba, Renatha Rosa, distribui simpatia na passarela. Ela, que representa a Acadêmicos da Realeza, foi eleita ainda em janeiro, enfrentando concorrentes de peso. “Tenho expectativa de que essa noite seja muito empolgante, como já está sendo”, disse.
Blocos
O primeiro desfile começou um pouco depois do previsto, às 18h15, com o bloco Afoxé, que reúne integrantes dos terreiros de umbanda e candomblé de Curitiba. Há mais de 20 anos o Afoxé é responsável por fazer o ritual de “purificação” da avenida, garantindo bons fluidos para a festa.
Com samba-enredo de cunho religioso, o bloco Unidos de Judá, do Boqueirão, iniciou o desfile por volta das 18h35. Aproximadamente cem pessoas fazem parte do bloco, que faz coreografias para o público. Este é o segundo ano que eles participam do carnaval de Curitiba.
Depois de blocos representando a religiosidade do povo, foi a vez do recorte político do Paraná ganhar a passarela. Às 19h05, sob gritos em coro de “Fora, Beto Richa”, o grupo Derrepent levantou a arquibancada com um samba-enredo sobre o dia 29 de abril – quando, em Curitiba, mais de 200 pessoas ficaram feridas por tropas policiais durante um protesto organizado por professores da rede de ensino estadual. O bloco traz cartazes com imagens da data e tem apoio da APP Sindicato.
O tradicional Rancho das Flores, formado por idosos que participam dos grupos de convivência da Fundação de Ação Social (FAS), começou a desfilar por volta de 19h40. Os integrantes fazem uma homenagem à dupla caipira Nhô Belarmino e Nhá Gabriela.
Durante o desfile do Rancho das Flores, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT) foi até à avenida para cumprimentar os foliões. Ele também cumprimentou os garis que fazem a limpeza da passarela. “Empolgante e emocionante”, foi como definiu o desfile. “Está tudo em ordem. E deu tudo tão certo que até a chuva deu uma trégua depois de anos”, comentou. Ele ainda posou para fotos com o cortejo real – o Rei Momo, a Rainha do Carnaval e as princesas.
Escolas de samba
Às 20h55, começaram os desfiles das escolas do grupo Acesso, com a Império Real de Colombo e a escola Imperatriz da Liberdade, às 21h45. A Império Real de Colombo começou sua apresentação com o samba-enredo “Muito prazer, eu sou o povão”
Os desfiles do grupo Especial acontecem a partir das 22h40, com a escola Internautas. Depois vêm os Embaixadores da Alegria (23h45) e em seguida, 0h55, a escola Leões da Mocidade.
A vice-campeã de 2014 e 2015, a Acadêmicos da Realeza, ocupa a Marechal à 1h55. Por fim, a bicampeã do carnaval curitibano, a Mocidade Azul fecha o desfile às 03h. A ordem dos desfiles respeita os resultados do Carnaval 2014.