Atualizado em 20/04/2006 às 9h54
Com um atraso de quase duas horas, pousou há pouco, às 9h45 desta quinta-feira, no aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o avião que traz o presidente da Venezuela Hugo Chávez a Curitiba.
Chávez foi recebido pelo governador do Paraná Roberto Requião e por alguns secretários de estado, além de outras autoridades na pista do aeroporto. De acordo com informações da rádio CBN, Requião e Chávez devem ir do Afonso Pena para o Teatro Guaíra, onde integrantes do Movimento da Via Campesina e da Central de Movimentos Sociais estão reunidos. O auditório do teatro está lotado.
Em virtude do atraso de duas horas, provavelmente toda a agenda do presidente venezuelano sofra atrasos. A previsão é que no meio da tarde Chávez embarque para Brasília onde se encontra, às 19h com o presidente Lula.
O presidente venezuelano vem do Paraguai, onde participou de um encontro com chefes de estado da América do Sul para discutir as questões energéticas e do gás. A primeira previsão era de que ele chegaria na noite de quarta-feira a Curitiba, mas o desembarque foi transferido para a manhã desta quinta.
A visita é apontada pelo governo do Paraná como uma retribuição ao governador Roberto Requião, que liderou uma missão paranaense em novembro do ano passado à Venezuela.
Programação divulgada pelo governo e já atrasada
9h Deslocamento até o Palácio Iguaçu (Praça Nossa Senhora da Salete).
9h15 Encontro e café da manhã oferecido pelo governador Roberto Requião.
9h45 Encontro com autoridades paranaenses e venezuelanas.
10h30 Assinatura dos projetos firmados entre o governo do Paraná e a República Bolivariana da Venezuelana. Encerramento oficial do 2.° Encontro Regional para Integração Paraná/Venezuela.
12h45 Coletiva de imprensa.
13h Almoço com o governador Roberto Requião.
15h Deslocamento ao Aeroporto Internacional Afonso Pena.
15h30 Embarque para Caracas (Venezuela).
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora