Um bebê do sexo feminino foi encontrado morto envolto em sacos plásticos dentro do Rio Quati, bairro 14 de Novembro, em Cascavel, no Oeste do estado. O recém-nascido foi encontrado pela polícia no início da madrugada de segunda-feira (13). A principal suspeita do crime é a mãe da criança. Na versão da mulher, de 25 anos, o bebê teria nascido morto depois de ela ter caído com a bicicleta quando chegava em casa.
Exames do Instituto Médico Legal (IML) confirmaram que a criança teria nascido viva. "Depois, provavelmente foi asfixiado pela mãe", diz o delegado da 15.ª Subdivisão Policial, José Carlos Guglielmetti.
A suspeita de que a mãe teria asfixiado se deu depois que saiu o resultado do exame de docimasia respiratória, feito no IML de Cascavel. "O exame no pulmão confirmou que a criança nasceu sem problemas", afirma o delegado. A mulher foi presa em flagrante por crime de infanticídio, praticado sob a influência do estado puerperal (casos em que a mulher, mentalmente sã, mas abalada pela dor do parto, sofre um colapso psicológico). Ela pode pegar de dois a seis anos de prisão.
Segundo a polícia, a mulher disse ter feito o parto sozinha, na noite anterior. Vizinhos teriam visto ela sair de casa à noite com um saco plástico nas mãos. Sob interrogatório, a mãe teria confirmado ter deixado o bebê no rio. A mulher é mãe de três outros filhos e mora sozinha. Ela permanece internada em um hospital da cidade.