O novo binário Itatiaia/Itacolomi, que liga o bairro Portão aos bairros Fazendinha e CIC, começará a funcionar a partir das 10 horas de segunda-feira (8), de acordo com a Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba (Urbs). A partir dessa implantação, as ruas Itatiaia e Itacolomi passarão a funcionar em mão única de tráfego, em sentidos opostos entre si. A circulação na Rua Itacolomi será feita da Fazendinha para o Portão, entre as ruas João Bettega e Doutor João Tobias Pinto Rebelo. A Rua Itatiaia ficará em sentido contrário, Portão-Fazendinha, desde a Rua São Mateus até a Rua Raul Félix, que divide os dois bairros. A Rua Raul Félix também sofrerá alteração. Ficará em mão única no acesso da Rua Itatiaia para a Rua João Bettega.
O motorista precisa ficar atento às mudanças de preferencial nos cruzamentos ao longo das duas ruas. A Rua Itatiaia passará a ter preferência de tráfego em relação às ruas Theodoro Schneider, Felinto Bento Viana, Carlos Blanck, Francisco Moro e Raul Félix. Já a rua Itacolomi passará a ter preferência de tráfego em relação às ruas Raul Felix e Carlos Blanck.
De acordo com a prefeitura, o binário melhorará o fluxo de veículos e das 14 linhas de ônibus que circulam nestas ruas entre a CIC, a Fazendinha e o Portão. Os motoristas que saem da CIC pela Rua João Bettega poderão ir diretamente à Avenida Presidente Kennedy, sem precisar passar pelo bairro Novo Mundo ou utilizar ruas locais. A nova ligação também permitirá o acesso ao binário Santa Bernardethe, que vai em direção a Linha Verde, ou entrar em direção à Avenida República Argentina e a Rua Alagoas, na Vila Guaíra.
Durante os próximos dias, agentes da Diretran vão orientar os motoristas nas ruas do binário e nas principais transversais, alertando sobre as mudanças e chamando a atenção para as novas placas de trânsito e pinturas de sinalização no asfalto.
Para implantar o binário, a prefeitura de Curitiba fez obras de galerias para escoamento da água da chuva, implantação de calçadas e de semáforos, além de instalar nova iluminação e sinalização nas ruas. O pavimento de antipó foi substituído por asfalto de borracha. As ruas que não tinham calçadas em toda a sua extensão ganharam 6,5 km de passeio em asfalto.