A estrutura que caiu passa por cima da Avenida Pedro 1º, uma das mais movimentadas da cidade e que liga o Aeroporto de Confins à região do Estádio do Mineirão| Foto: Leo Fontes / O Tempo / Folhapress

Imprensa estrangeira noticia queda de viaduto em Belo Horizonte

Jornais e sites noticiosos estrangeiros noticiaram a queda do viaduto que deixou dois mortos e várias vítimas em Belo Horizonte. O site da rede de TV inglesa BBC menciona que o acidente envolveu um viaduto em construção e afetou uma via movimentada da região. Já o jornal The Guardian destaca que a estrutura era uma das obras previstas para a Copa do Mundo de 2014.

"Fortes gastos governamentais para a Copa do Mundo e longos atrasos no término dos projetos prometidos para a área de infraestrutura causaram protestos violentos nas ruas brasileiras no último ano, apesar de manifestações terem diminuído nas últimas semanas", escreveu a publicação em seu portal na internet.

O jornal argentino Clarín ressaltou que o acidente aconteceu a cerca de 10 quilômetros de onde está hospedada a seleção argentina. No texto, o veículo descreve a cena na qual o viaduto esmaga os veículos como "dantesca".

Até a publicação esportiva Marca, da Espanha, reportou o acidente. O jornal frisou que Belo Horizonte receberá uma das semifinais da Copa. Sites de outros veículos, como The Independent, Reuters e Buenos Aires Herald também noticiaram a queda do viaduto em Minas.

CARREGANDO :)

O corpo de Charlys Frederico Moreira do Nascimento, de 25 anos, motorista do Fiat Uno que foi atingido pelo desabamento de parte um viaduto em Belo Horizonte na tarde desta quinta-feira (3), foi retirado dos escombros pelo Corpo de Bombeiros por volta das 5h30 desta sexta-feira (4). Charlys estava sozinho no carro.

Publicidade

Veja vídeo da queda do viaduto

O acidente causou a morte de duas pessoas - além de Charlys, morreu a motorista de um ônibus - e deixou 22 feridos, segundo os bombeiros. Após a estrutura ruir por volta das 15h, a queda do viaduto atingiu quatro veículos: dois caminhões, um Fiat Uno e um coletivo, que teve a frente esmagada. A alça do Viaduto Guararapes caiu sobre a Avenida Pedro I, na altura do bairro São João Batista, na Pampulha.

A via é uma das mais movimentadas da cidade e a construção do viaduto fazia parte do alargamento das pistas para adequação ao Move, nome dado pela prefeitura de Belo Horizonte ao sistema de Bus Rapid Transit (BRT). Inicialmente, a obra fazia parte dos projetos de mobilidade para a Copa do Mundo, mas não foi concluída a tempo. O desabamento parou completamente o trânsito na região da Pampulha, onde está localizado o Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, que, na próxima terça-feira (8), receberá uma das semifinais do torneio.

A maior parte das vítimas estava em um micro-ônibus da linha suplementar 70. O veículo era dirigido por Hanna Cristina dos Santos, de 25 anos, que morreu no local. A filha da motorista, de 5 anos, também estava no veículo e foi encaminhada ao Hospital Risoleta Tolentino Neves, na região de Venda Nova, sem risco de morrer. "Esse acidente foi muito chocante. A gente viu o viaduto caindo. Bati a cabeça e ficou muita gente ferida no chão lá", contou Enilson Luiz, de 36 anos, que estava no micro-ônibus e também precisou de atendimento médico.

Construtora lamenta acidente

Publicidade

Em nota encaminhada por meio de sua assessoria de imprensa, a Construtora Cowan disse lamentar profundamente o ocorrido com o viaduto sobre a Avenida Pedro I, e que, neste momento, a prioridade é dar apoio às vitimas e aos familiares. A empresa acrescentou também que já enviou ao local a equipe técnica para iniciar as investigações.