Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Meio Ambiente

Bosque da Copel pode virar unidade de preservação

Bosque da Copel pode virar unidade de preservação | Divulgação / Copel
Bosque da Copel pode virar unidade de preservação (Foto: Divulgação / Copel)

58 tristes

  • Ícone de reações Triste
  • Ícone de reações Inspirado
  • Ícone de reações Surpreso
  • Ícone de reações Feliz
  • Ícone de reações Preocupado
  • Ícone de reações Indignado

A Copel informou nesta segunda-feira (14) que vai dar início a um estudo para avaliar a transformação de parte do terreno do Polo Padre Agostinho em unidade de preservação. A ideia é que a área, localizada no Bigorrilho, em Curitiba, seja transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), unidade de domínio privado que pretende conservar a diversidade biológica.

A área é conhecida como Bosque da Copel e está sendo preservada há 40 anos. A região abriga milhares de árvores de diferentes espécies. A diretoria da empresa recém aprovou a realização do estudo, mas de acordo com a assessoria de imprensa, não há um prazo definido para a conclusão. O trabalho deve começar "em breve", de acordo com a assessoria.

A região ocupa parte do terreno onde atualmente estão instalados o Centro de Operação de Geração e Transmissão (COGT) e o Centro de Operação de Telecomunicações (COT) da Companhia. A criação da área de preservação dependerá de aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Além da realização do estudo, a Copel deve providenciar o cercamento de todo o bosque nativo e o enriquecimento florestal da área com plantio de espécies raras. O projeto de paisagismo de todo o polo prevê o plantio de mais de 500 árvores.

Também será implantado um Centro de Referência em Educação para a Sustentabilidade (Ceres) no bosque, onde poderão ser realizadas visitas acadêmicas programadas e monitoradas, com finalidade educacional e de pesquisa científica.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.