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Infraestrutura

BR-101 no Paraná? Projetos de rodovia e ponte entre Guaratuba e Matinhos são lançados

Proposta inclui o estudo da viabilidade da ponte entre Guaratuba e Caiobá (Matinhos), hoje feita pelo ferry boat | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Proposta inclui o estudo da viabilidade da ponte entre Guaratuba e Caiobá (Matinhos), hoje feita pelo ferry boat (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

A possibilidade de construção de uma rodovia ligando os principais pontos do Litoral do Paraná ficou mais plausível na última semana, quando o governo estadual publicou em diário oficial a convocatória para que empresas interessadas no projeto se candidatem para realizar a obra. O traçado da “BR-101 paranaense” começaria na divisa com Santa Catarina, formando um entroncamento com a BR-376, rasgaria toda a Serra do Mar, criando uma rota alternativa para a BR-116. O trecho conectaria os portos (inclusive o de Pontal, que ainda está sendo planejado) e há ainda a proposta para a construção de uma ponte entre Guaratuba e Caiobá (Matinhos), destinada apenas a veículos leves para a travessia hoje exclusivamente feita pelo ferry boat.

A intenção inicial é fazer uma Parceria Público-Privada (PPP). As empresas interessadas têm até o dia 4 de fevereiro para se candidatarem. É o chamado Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), quando as empreiteiras financiam o estudo e projetos de engenharia. Opções de traçado podem ser apresentadas. O prazo para a execução do trabalho preliminar é de 180 dias. Nesse caso haveria uma licitação para escolher a empresa que faria a obra e teria o direito de explorá-la. Seria cobrado pedágio para trafegar no trecho, mas o governo estadual subsidiaria parte das despesas, para que as tarifas não ficassem tão caras.

A obra ainda não tem previsão de custo, mas ultrapassaria a casa de R$ 2 bilhões. A proposta de fazer uma nova rodovia no Litoral vem sendo discutida há muitos anos, mas devido ao grande impacto ambiental na Serra do Mar e ao altíssimo custo ainda não foi realizada.

A BR-101 cruza o Brasil de Norte a Sul e é interrompida no Parará. O novo trecho rodoviário encontraria a BR-116, perto de Bocaiúva do Sul, desviando assim o tráfego de caminhões do anel curitibano. Haveria vários túneis nos trechos de serra. Não seria uma BR, que caracteriza uma rodovia federal – seria uma PR, uma rodovia paranaense. A previsão inicial de traçado desvia de unidades de conservação ambiental – públicas e já consolidadas – como os parques nacionais Saint Hilaire-Lange e Guaricana.

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