As chuvas só deverão voltar aBrasíliaem setembro, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).De acordo com o instituto, uma massa de ar quente que cobre a região central do país é a responsável por quase dois meses e meio sem chuvas no Distrito Federal.
Nesta terça-feira (10), foi registrado o segundo dia mais seco do ano, segundo dados do Inmet. A umidade relativa do ar na região chegou a 16% e a temperatura variou entre 13,6 e 29,3 graus.
O menor nível de umidade deste ano (15%) foi registrado em 18 de junho. Nesta quarta-feira (11), a umidade relativa do ar no Distrito Federal chegou a 23%, com temperaturas entre 16,4 e 26,6 graus.
Durante o final de semana, a umidade voltará a subir. Segundo o instituto, a taxa poderá variar entre 20 e 30%, nível superior ao registrado no começo da semana.
Mesmo assim, continuará muito abaixo dos 60% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2002 e em 2004, a umidade em Brasília chegou a atingir 0%.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, só nos 11 primeiros dias de agosto ocorreram 245 focos de incêndio no Plano Piloto e em algumas cidades-satélites. Em julho foram 640 e, em junho, 483.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora