Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Curitiba e RMC

Bugio capturado em residência está debilitado, diz Ibama

Animal foi sedado para receber atendimento no Centro de Triagem de Animais Silvestres | CETAS/PUC/IBAMA
Animal foi sedado para receber atendimento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Foto: CETAS/PUC/IBAMA)
Bugio em árvore na rua José Fernandes Alves, no Uberaba, em Curitiba |

1 de 1

Bugio em árvore na rua José Fernandes Alves, no Uberaba, em Curitiba

O macaco bugio capturado em uma árvore de uma residência no Uberaba, em Curitiba, está debilitado. O animal segue em tratamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Tijucas do Sul, na região metropolitana de Curitiba, nesta segunda-feira (4).

A informação é do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O macaco foi levado para esse local na última quinta-feira (28).

De acordo com o Ibama, o bugio parece ser idoso e apresenta problemas respiratórios e algumas escoriações. O macaco fez exames, como hemograma completo e de sorologia da febre amarela. O último foi feito pela Secretaria de Saúde de Curitiba.

Impasse na captura

O macaco bugio animal estava escondido em uma árvore de uma casa do bairro desta segunda-feira (25) e estava sendo monitorado pelo órgão federal.

Ao longo da semana passada, a dona da casa ao lado de onde estava o bugio, Luciana Ikoma, disse que entrou em contato com diversos órgãos ambientais para saber como proceder.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente afirmou que a captura de animais silvestres que surgem próximo a residências deve ser feita pela Força Verde, que, depois de pegar o animal o entrega para o Ibama. A Força Verde, por sua vez, disse que qualquer órgão ambiental pode ser contatado, mas, neste caso, foi o órgão que fez a captura. Após a captura, o macaco foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.