O macaco bugio que apareceu no bairro Uberaba, em Curitiba, foi capturado pela Força Verde na tarde de quinta-feira (28). A informação foi divulgada pela superintendência do Ibama no Paraná na manhã desta sexta-feira (1º). O animal estava escondido em uma árvore de uma casa do bairro desta segunda-feira (25) e estava sendo monitorado pelo órgão federal.
O macaco foi encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres da Pontifícia Universidade Católica doParaná (PUC-PR), em Tijucas do Sul, na região metropolitana de Curitiba.
A superintendência do Ibama informou que o centro tem estrutura para receber, tratar e dar destinação aos animais silvestres. De acordo com o órgão, o bugio está sendo avaliado e será tratado, se for necessário. Depois disso, o instituto decidirá se o macaco será solto em um ambiente natural adequado ou se ele viverá em cativeiro.
Impasse na captura
Ao longo da semana, a dona da casa ao lado de onde estava o bugio, Luciana Ikoma, disse que entrou em contato com diversos órgãos ambientais para saber como proceder.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente afirmou que a captura de animais silvestres que surgem próximo a residências deve ser feita pela Força Verde, que, depois de pegar o animal o entrega para o Ibama. A Força Verde, por sua vez, disse que qualquer órgão ambiental pode ser contatado, mas, neste caso, foi o órgão que fez a captura.
Enquanto Milei dá exemplo de recuperação na Argentina, Lula mergulha Brasil em crises
Dois anos que exigirão uma longa reconstrução
Quem é Evelyn Matthei, candidata de direita que pode se tornar a nova presidente do Chile
Crime organizado: 23 milhões de pessoas estão em áreas dominadas por 72 facções e milícias
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora