Um caçador de tornados conseguiu, na noite de domingo (13), registrar o fenômeno que buscou por tanto tempo. Acácio Cordioli fez uma foto de possíveis tornados em Marialva, na região de Maringá. “Finalmente após anos de busca e dedicação a cada tempestade, conseguimos registrar dois tornados”, comentou em uma página chamada Stormaringá. “Acreditamos que tenha tocado o solo na zona rural de Marialva por volta das 21h22”, acrescentou. Apesar da afirmação do “caçador”, o Simepar não pode cravar que o fenômeno foi mesmo um tornado.
O Simepar informa quem não consegue, pela foto, confirmar que a nuvem tocou o solo (o que caracteriza o tornado), mas que também não tem motivos para desconfiar da imagem. Técnico em meteorologia, Cordioli é respeitado no meio. Não foram registrados danos.
Ainda no domingo, uma nuvem funil foi avistada em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Também não há registro de prejuízos.
Histórico
Em 2015, pelo menos outros três tornados atingiram o Paraná. Em julho, as cidades de Francisco Beltrão e Mariópolis, no Sudoeste, foram atingidas pelo fenômeno. Em outubro, os ventos causaram estragos em Cafelândia e Nova Aurora, no Oeste. Em novembro foi a vez de Marechal Cândido Rondon, também no Oeste.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora