Curitiba registra a temperatura mais alta desde 1997
A onda de calor quebrou mais um recorde em Curitiba: esta quinta-feira (6) tem a temperatura mais alta já registrada na capital desde o início da série histórica do Instituto Tecnológico Simepar, em 1997. Fez 35,2ºC às 15h15, e é possível que os termômetros subam ainda mais durante a tarde, segundo o instituto. Leia matéria completa.
Nos últimos dias, pelo menos três cidades do Paraná começaram a apresentar problemas no abastecimento de água por causa do forte calor que toma conta da região Sul do país. Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o calor intenso fez com que o consumo de água em Guarapuava, Francisco Beltrão e Ponta Grossa disparasse e colocasse em risco a capacidade de atendimento do sistema nestes municípios. Para evitar problemas maiores, a empresa teve que interromper temporariamente a distribuição em algumas regiões destes municípios.
A situação mais crítica foi registrada em Francisco Beltrão e Guarapuava, onde foram implantados rodízios para recuperar os níveis de reservação.
Em Francisco Beltrão, no mês de janeiro, houve um crescimento de 10% sobre o volume consumido em dezembro, ultrapassando a capacidade de atendimento do sistema. Por dia, o sistema tem capacidade para produzir 12,5 milhões de litros de água, sendo que ultimamente, o consumo tem sido superior a 13,3 milhões de litros.
Para o sistema de rodízio, a cidade foi dividida em três setores de distribuição que ficaram fechados por cerca de quatro horas diariamente. Das mais de 22 mil ligações de água existentes na cidade, cerca de 16 mil (73%) foram atingidas com o rodízio. Em Guarapuava, manobras operacionais para manter os níveis de abastecimento também levaram o município a enfrentar um rodízio. Como os reservatórios estavam com níveis abaixo do necessário para suprir a demanda de consumo da cidade, que vem sendo, em média, de 27 milhões de litros de água por dia, algumas regiões ficaram sem água no período da tarde.
Em Ponta Grossa, serviços para manter os níveis de abastecimento estão sendo realizados desde a noite de terça-feira (4). O forte calor fez com que os moradores da cidade consumissem aproximadamente 10% a mais de água do no mesmo período do ano passado. O cronograma completo das interrupções previstas pela Sanepar pode ser conferido no site da empresa. Apesar dos transtornos, a Sanepar informou que, por volta das 18h30 desta quinta, todos os sistemas já estavam liberados, mas que alguns pontos ainda podiam apresentar restrição no abastecimento.
Menos é mais? Como são as experiências de jornada 4×3 em outros países
Banco americano rebaixa Brasil e sobe classificação das ações da Argentina
Ministro da Defesa diz que investigação vai acabar com suspeitas sobre Forças Armadas
Janja “causa” e leva oposição a pedir regras de conduta para primeiras-damas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora