Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Violência em SC

Caminhão é incendiado em Tubarão; SC registra 98 ataques

O número de ataques em Santa Catarina chegou a 98. O último foi registrado em Tubarão na madrugada desta quinta-feira (14). Suspeitos atearam fogo em um caminhão, que estava estacionado em frente a uma residência. O veículo ficou parcialmente danificado, de acordo com o jornal Diário Catarinense.

A onda de violência em Santa Catarina já dura 16 dias e atingiu 30 cidades. Na quarta-feira, um ônibus foi parcialmente queimado em Florianópolis e um adolescente foi apreendido quando tentava atear fogo a veículo no bairro Ponte do Imaruim, em Palhoça (região metropolitana).

Greve de ônibus

A violência em SC pode também desencadear uma greve no transporte coletivo. Motoristas e cobradores afirmam que as medidas tomadas pelas autoridades – como a redução do horário de operação e escolta de alguns veículos – não são suficientes para garantir a segurança dos trabalhadores. A categoria se reúne nesta quinta-feira e pode entrar em greve, segundo o Diário Catarinense.

Transferência de presos

O governador de Santa Catarina, Raimundo Co­­lombo, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, se reuniram na quarta-feira, em Florianópolis, para definir como será a transferência de presos que comandam ações criminosas – como os ataques que atingem o estado de Santa Catarina há 15 dias – de dentro do sistema prisional para unidades de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). Os presídios federais estão localizados em municípios do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraná, Bra­­sília e Rondônia.

Por uma questão de segurança, o governo do estado não irá divulgar quando deverá ocorrer a transferência e nem o número de detentos que devem ser levados para unidades federais. "O sigilo é fundamental e estratégico para o sucesso desse tipo de operação", destacou Raimundo Colombo. As autoridades não descartam também a possibilidade da presença da Força Nacional de Segurança em Santa Catarina. para unidades de Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) em presídios federais. A logística e quantidade de vagas, no entanto, não foram discutidas no encontro. Apenas que as unidades federais ficam nos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Paraná, Brasília e Rondônia.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.