Começa nesta segunda-feira (25) a campanha de imunização contra a gripe no Paraná. Devem receber a dose crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.
Tire suas dúvidas sobre a vacinação
A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é de que ao menos 2,3 milhões de pessoas sejam vacinadas no Paraná - o equivalente a 80% do total do público-alvo. Em Curitiba, o grupo de pessoas que precisam ser imunizadas chega a 320 mil.
No caso da vacinação em pessoas com doenças crônicas como diabéticos, cardiopatas ou doentes renais, é necessário apresentar indicação médica. A dose é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula e para aqueles que apresentaram reação anafilática em dose anterior.
Em caso de doenças agudas febris moderadas ou graves, a recomendação do Ministério da Saúde é adiar a vacinação até a resolução do quadro.
Toda a região Sul do Brasil decidiu antecipar o início da campanha este ano por causa do surto precoce de casos de H1N1. Mas, em todo o país, a campanha começa oficialmente no sábado (30).
As vacinas oferecidas pelo SUS chegam também a outros públicos considerados de risco, como população indígena e pessoas privadas de liberdade.
Onde?
Segundo a Sesa, cada município decide exatamente o horário de funcionamento dos locais de vacinação. Em Curitiba, todas as 109 unidades básicas de saúde estarão fazendo a vacinação até o dia 20 de maio, conforme o horário de funcionamento de cada unidade.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora