Termina nesta sexta-feira (5) o prazo de vacinação de idosos de todo o Brasil contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, iniciada no dia 24 de maio, tem como meta vacinar pelo menos 70% da população brasileira com mais de 60 anos. Segundo a diretora do Centro de Informação e Diagnósticos de Saúde da Sesa, Inês Vian, caso as metas estabelecidas pelos órgãos de saúde sejam atendidas, não haverá prorrogação no prazo. Se os municípios julgarem necessário um período maior para a vacinação é que a prorrogação será estudada.
No Paraná, até terça-feira (2), 481.554 pessoas foram vacinadas, o equivalente a 55,8% da população total de idosos no estado. Para a Secretaria Estadual de Saúde, esse balanço parcial demonstra que no mínimo de 604.100 pessoas o equivalente a 70% da população na faixa etária de 60 anos ou mais do Paraná serão vacinados. Mas a expectativa superada em Curitiba na quinta-feira (4), onde 109.449 pessoas já foram vacinadas o que corresponde a 73% de cobertura , anima também as autoridades estaduais. Tanto na capital quanto no interior, a tendência é de uma cobertura superior a 90% de idosos vacinados.
Para alcançar esse objetivo, e, assim como nos anos anteriores, superar a média nacional de vacinação, o governo estadual distribuiu um milhão de doses para os 2.250 postos de saúde espalhados pelo Paraná. O objetivo da vacinação é reduzir casos de influenza e suas complicações em idosos, mais vulneráveis às doenças pulmonares agudas. Quem for tomar a vacina deve levar a carteira de vacinação, já que estão disponíveis também as vacinas contra pneumococos, febre amarela, difteria e tétano. Estima-se que a vacina reduza o risco de contrair a doença em 90% e a mortalidade entre a população idosa em 50%. Deve ser tomada todos os anos e leva em média duas semanas para fazer efeito.
Para tomar a vacina, a pessoa não pode estar gripada nem com febre. Além disso, pessoas com alergia comprovada à proteína do ovo não podem ser imunizadas, porque a dose é produzida em embriões de galinha.
A vacina é injetável, grátis e é oferecida em todas as unidades de saúde. Quem passar pelo Centro de Curitiba pode encontrar uma tenda de vacinação na Boca Maldita, que funciona das 9h às 17h.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião