O Paraná iniciou nesta quarta-feira a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O lançamento ocorreu em São Sebastião da Amoreira (Norte Pioneiro), onde, em abril deste ano, foram sacrificados 27% dos 6.781 animais abatidos no Paraná com suspeita da doença.
A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) espera imunizar 100% do rebanho de 10 milhões de bovinos e bubalinos. Na primeira etapa da campanha, em maio, a vacinação atingiu 97,6% do rebanho.
A campanha segue até 20 de novembro. Dia 30, encerra-se o prazo para comprovação da imunização do rebanho. Para confirmar a vacinação, o proprietário deve ir até a unidade veterinária da Seab mais próxima para apresentar a nota fiscal da compra das doses e a relação de seus animais separados por idade.
A Seab orienta os pequenos produtores que não têm noção de como aplicar a vacina ou não possuem os recursos técnicos a procurar um de seus veterinários. Além do Paraná, outros 14 estados, mais o Distrito Federal, estão em processo de prevenção de seu rebanho.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora