Unidades de saúde de todo o Paraná terão o trabalho intensificado neste sábado (24). Trata-se do Dia D da Campanha de Multivacinação, que teve início na segunda-feira (19), e também será a última data da imunização contra a dengue.
Ao todo, 14 vacinas serão ofertadas gratuitamente pela rede pública de saúde. A ação é voltada para menores de cinco anos, e para crianças e adolescentes de 9 a 15 anos.
Segundo o coordenador estadual de imunização, João Luis Crivellaro, o dia da mobilização marca a necessidade de os jovens cuidarem da saúde. “O perfil do jovem brasileiro é desatento à sua saúde. Pedimos aos responsáveis que auxiliem na campanha e levem os menores para se vacinar”, diz o coordenador.
As vacinas disponíveis neste dia D combatem HPV, dupla adulto (difteria e tétano), DTP (difteria, tétano e coqueluche), febre amarela, hepatite A, meningocócica C, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B), pneumo 10, rotavirus, varicela, VIP (póliomelite injetável), VOP (poliomelite oral), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) espera bater a meta de vacinação neste sábado (24), alcançando os 80% do público-alvo. Até agora, 59% já está imunizado.
Dengue
Outra campanha de vacinação que movimenta o sábado é a da dengue. Trinta cidades do Paraná participam da ação, que chega ao último dia. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), 170 mil pessoas já se vacinaram contra a dengue nas 30 municípios.
O público-alvo compreende os jovens de 15 e 27 anos. As cidades de Assaí e Paranaguá têm faixa etária ampliada. Por lá, a imunização é voltada aos moradores com idade entre 9 e 44 anos. A razão é a alta incidência de dengue, maior que 8 mil casos a cada 100 mil habitantes. Lembrando que as crianças que foram imunizadas devem respeitar um intervalo de 30 dias para uma nova vacina.
Os municípios, que finalizam neste sábado (24) a vacinação contra a dengue, concentram 80% dos casos da doença no Paraná. São eles: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Tapira, Santa Isabel do Ivaí, Cruzeiro do Sul, Santa Fé, Munhoz de Mello, Marialva, Paiçandu, São Jorge do Ivaí, Maringá, Mandaguari, Sarandi, Iguaraçu, Ibiporã, Jataizinho, Porecatu, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Londrina, Sertanópolis, Leópolis, São Sebastião da Amoreira, Itambaracá, Cambará e Maripá.
Até agora apenas 34% do público-alvo foi vacinado. De acordo com a Sesa, a vacina proporciona proteção de 93% contra a dengue grave e reduz em 80% as internações pela dengue.