O câmpus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no bairro Rebouças, em Curitiba, deverá ser inaugurado em 2012, ano do centenário da instituição. A área foi adquirida há cerca de dois anos e vai receber parte da área de Humanas. "Devemos ter 2,5 mil alunos por turno lá", diz o reitor Zaki Akel Sobrinho.
Atualmente a UFPR está investindo R$ 43 milhões em 83 obras de melhorias e crescimento. A maior parte desses recursos foi repassada por meio do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do governo federal. Das 83 obras em andamento, 29 estão atrasadas. Em 2008 e 2009, foram concluídas 60 obras. Uma das reformas ocorreu na unidade de Pontal do Paraná, no Litoral do estado, onde foi feita a reestruturação da instalação elétrica da sede. "Para nós é um momento histórico. Vamos recuperar uma demanda reprimida", afirma Akel.
Uma das metas do reitor é manter o aluno na universidade. A instituição oferece 2.517 bolsas do Programa de Benefícios de Manutenção (bolsas permanência e auxílio alimentação, moradia e mobilidade), que agora podem ser cumulativas. A meta é fazer com que a universidade tenha 18 alunos por professor (hoje a média é de 14). "O nosso desafio é fazer esta expansão com excelência acadêmica", afirma. Atualmente a universidade conta com 2,2 mil professores, entre eles 1,5 mil doutores. Outra decisão é fazer o levantamento de todo o patrimônio da UFPR.
Tombo na popularidade coloca Lula em risco e governo tenta reagir com mais populismo
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026
Bolsonaro passa Lula e Michelle desponta em nova pesquisa para 2026
Departamento de Musk revela recurso do Tesouro que dificulta rastreio de trilhões do orçamento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora