Os candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2015 têm até esta quarta-feira (10) para realizar o pagamento da taxa de inscrição da prova, no valor de R$ 63.
A inscrição será confirmada somente após o pagamento, que deve ser feito até as 21h59 (horário de Brasília). A prova acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro. Nesta edição, estão isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem pobres.
O último balanço divulgado pelo MEC (Ministério da Educação), divulgado na sexta (5), apontava mais de 7,8 milhões de estudantes inscritos. No ano passado, 9,5 milhões de candidatos se cadastraram no site, sendo que apenas 8,7 milhões confirmaram a participação (a redução se deve ao não pagamento da inscrição).
A nota do Enem é fundamental para quem quiser pleitear o crédito estudantil pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) – o candidato precisa obter nota mínima de 450 pontos no exame – e para entrar em na universidade por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em 115 instituições públicas.
A prova também é obrigatória para entrar no programa Ciência sem Fronteiras ou Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológico).
Por que a direita brasileira vê na eleição de Trump um impulso para o seu plano em 2026
Bolsonaro prevê desafios para Lula, seja com vitória de Trump ou Kamala; assista ao Entrelinhas
Trump e Kamala empatam na primeira urna apurada nas eleições dos EUA
As eleições nos EUA e o antiamericanismo esquerdista
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora