A bancada estadual do PFL decidiu apoiar a candidatura do pré-candidato a governador Rubens Bueno (PPS). O indicativo de aliança foi anunciado nesta terça-feira, depois de uma reunião da executiva estadual. O PFL é um dos partidos que estavam trabalhando para costurar a frente de oposição para lançar o senador Osmar Dias (PDT) ao governo do estado, mas a demora na definição da candidatura abriu espaço para uma mudança de rota.

CARREGANDO :)

É consenso entre os deputados do partido que a definição precisa ser imediata. "Não podemos ficar aguardando mais. A candidatura de oposição hoje ao governo é a do Rubens Bueno e vamos apoiá-lo para assegurar que a eleição vá para o segundo turno", disse o vice-presidente do PFL do Paraná, deputado estadual Durval Amaral.

Mesmo que o senador Osmar Dias seja candidato a governador, Amaral afirma que o PFL não deve se juntar ao PDT porque há um "impeditivo" de ordem legal.

Publicidade

A candidatura a presidente da República do senador Cristóvam Buarque (PDT) – que pode ser oficializada na convenção do dia 19 – inviabilizaria a aliança de oposição porque PSDB e PFL já estão coligados no plano nacional e têm candidato próprio a presidente da República, o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O presidente do partido, deputado federal Abelardo Lupion, defende que o PFL aguarde até o dia 19, prazo final para a definição do senador Osmar Dias, antes de tomar qualquer posição, mas a bancada tem pressa.

Leia matéria completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo. Conteúdo exclusivo para assinantes