O cão 'Pinpoo', que desapareceu em 2 de março, pouco antes de embarcar em um voo que iria de Porto Alegre para o Espírito Santo, foi localizado na noite desta quarta-feira (16), na capital gaúcha. Segundo a dona do cachorro, a aposentada Nair Flores, de 64 anos, o encontro com o animal de estimação foi emocionante.
"Foi exatamente como eu imaginei. Ele [o Pinpoo] entrou pela porta de casa, saiu correndo e pulou no meu colo. Ele me beijava, era beijado, e não estava tão sujo. Na hora eu pensei 'nem precisa de DNA, esse é o meu Pinpoo'", diz ao G1.
Segundo Nair, o cão foi encontrado por um sargento da Brigada Militar, no Aeroporto Salgado Filho, onde havia desaparecido. "A mulher dele me ligou eufórica, e eu só conseguia agradecer. À noite, eles trouxeram o 'Pinpoo' aqui para casa", afirma.
Na primeira noite em casa, 'Pinpoo' não saiu de perto da dona. "Ele dormiu perto da gente, e está muito feliz. É o meu Pinpoo! Nem acredito que tenho ele de volta", diz. Nesta quinta-feira (17), o cão será levado ao veterinário para passar por uma avaliação.
Próxima viagem
'Pinpoo' desapareceu em 2 de março, antes de embarcar em um voo que iria de Porto Alegre para o Espírito Santo. Nair, que na ocasião do embarque pagou R$ 684 mais a caixa pelo serviço de transporte do animal à empresa Gol, registrou um boletim de ocorrência sobre o sumiço do animal.
Segundo informações da Gol, 'Pinpoo' passou por todos os procedimentos previstos pela legislação, mas no trajeto para o avião forçou a grade da embalagem que o transportava e fugiu para a área restrita do Aeroporto Salgado Filho.
Mesmo depois da experiência traumática para a aposentada, Nair terá que viajar novamente com Pinpoo, ainda neste ano. "Eu vou me mudar para Guarapari, no Espírito Santo, e terei, portanto, que viajar com ele. Mas estou apreensiva. Vou levá-lo de carro", afirma.
Com o seu animal de estimação encontrado, o próximo passo, segundo a aposentada, é processar a empresa aérea responsável pelo transporte do animal.
"É difícil dizer quanto valem 15 dias da sua vida, então eu quero justiça, para que futuramente a empresa aérea tenha mais cuidado com os animais, para que não trate os bichos como sapatos velhos que não valem nada. O meu 'Pinpoo' estava em primeiro lugar, encontrá-lo era a prioridade. Agora que ele está comigo, vamos cobrar pelos dias de sofrimento intenso."
Outro cão
Na segunda-feira (14), um cachorro muito parecido com 'Pinpoo' foi localizado em Alvorada (RS). A dona chegou a encontrar com o animal, mas contou ao G1 que o cão não a reconheceu. Nair pediu então um exame de DNA para confirmar a identidade do cão, mas antes da conclusão do exame, o verdadeiro 'Pinpoo' apareceu.
"O outro cão é muito lindo. Mas não tenho condições de ficar com dois cachorros. Ainda não tenho informações sobre qual será o destino dele", afirma.