Bairros
Um levantamento feito pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) confirma que o Água Verde é um dos bairros de Curitiba onde ocorre o maior número de roubos e furtos de veículos. Também estão na lista os bairros Boqueirão e Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Dentre os principais destinos dos carros levados por bandidos estão o estado de Santa Catarina, o Paraguai e municípios da região metropolitana.
Uma ação conjunta entre as polícias do Paraná e Santa Catarina fechou um desmanche de carros roubados, nesta quarta-feira (4), na cidade de Joinville. Segundo as investigações, os carros eram roubados em Curitiba sob encomenda e vendidos por cerca de R$ 2,5 mil no estado vizinho. Sete pessoas que trabalhavam no desmanche foram presas.
Segundo a polícia, pelo menos cinco carros eram roubados por semana nos bairros Água Verde e Rebouças pelo grupo. Durante as abordagens, a quadrilha usava de violência e, em alguns casos, as vítimas chegaram a ser baleadas.
O grupo era investigado desde janeiro por policias do 2.º Distrito da Polícia Civil do Paraná. Na segunda-feira (2), eles prenderam em flagrante Daniel de Carlos Castro e recuperaram um Peugeot 307 roubado.
Na manhã desta quarta-feira, os policias foram até o local apontado como desmanche, localizado no bairro Comasa, em Joiville. O flagrante se deu quando um caminhão estacionou e sete homens começaram a colocar peças de carros no caminhão. A Polícia Civil encontrou na loja cerca de 60 carros já desmontados.
O dono do desmanche, Fabiano Bastos, apontado como chefe da quadrilha, admitiu que pagava R$ 2,5 mil por carro. Também foram presos Luciano Bastos (irmão de Fabiano), Osmar Cardoso, Rafael Rodrigues Estuarte, Jairo Batista, Salomão Oliveira Marques e Jean Paulo Soares.
Ainda estão foragidos Aladir Frasão da Silva, conhecido como "Burrichó", apontado como responsável pelo corte dos veículos e mais três homens. Os setes suspeitos que trabalhavam no local foram presos por receptação.
Números em Curitiba
O número de carros roubados (levados mediante ameaça) em Curitiba aumentou 11%, passando de 767 para 854, no primeiro trimestre de 2011 em comparação com o mesmo período de 2010, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Já o total de carros furtados (levados sem a presença do dono) teve uma queda de 10%. Foram 1.270 veículos furtados no ano passado e 1.140 este ano.
Também houve redução no total de veículos recuperados. Nos três primeiros meses de 2010, foram recuperados 887 carros e no mesmo período deste ano 734 veículos voltaram aos seus donos.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora