O Paraná terá tarifa de água de R$ 1 para as casas afetadas por alagamentos causados pelas chuvas do último final de semana, anunciou o governo estadual nesta terça-feira (10). A medida vale para os próximos três meses.
Já a conta de luz será parcelada em seis vezes e cobrada apenas daqui a 90 dias.Na manhã desta terça, sete cidades ainda não tinham o abastecimento de água normalizado e seis municípios continuavam sem luz no Paraná, segundo balanço da Defesa Civil.
No final de semana, rios transbordaram e invadiram reservatórios de água e unidades de captação em diversas cidades. Moradores dependem de caminhões-pipa e bicas para se abastecer.
Os alagamentos, somados à queda de árvores e postes, também prejudicaram a rede de energia elétrica, especialmente nas regiões oeste e sudoeste.
A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) e a Copel (Companhia Paranaense de Energia) ainda trabalham para reverter a situação.
Foram 8.500 casas danificadas em todo o Estado, entre residências e edificações públicas.
Uma vez registradas pela Defesa Civil, elas serão automaticamente incluídas no cadastro da Sanepar e da Copel para receberem o benefício nas contas de água e luz.